GWM produz primeiro EV fora da China​​ (que está no Brasil)​​​​​

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A GWM alcançou um marco histórico, com o início da produção do ORA 03, primeiro veículo elétrico fabricado em massa na China, na fábrica da GWM, em Rayong, na Tailândia.

GWM Ora 03
GWM ORA 03 (Imagem: Divulgação)

O modelo é o primeiro veículo elétrico fabricado localmente na Tailândia, o que representa uma mudança pioneira na indústria automotiva do país, saindo dos modelos a combustão tradicionais e iniciando sua jornada com os modelos puramente elétricos.

Essa estreia da GWM na produção internacional de EVs mostra a estratégia global da marca e na sua expansão sustentável, mostrando como sua produção poderá ser na fábrica brasileira da GWM ainda neste ano, e em outras bases de produção CKD em todo o mundo no futuro.

GWM ORA 03 1
Linha de produção do ORA 03 (Imagem: GWM)

A S-VOLT, do GWM Holdings Group, será a fornecedora de baterias para o GWM ORA 03, de fabricação tailandesa, a partir desse semestre, e terá capacidade para atender ao fornecimento de 60.000 baterias elétricas (50-60 kWh em média).

GWM na Tailândia

Em novembro de 2020, a GWM adquiriu oficialmente a fábrica de Rayong, tornando-se a primeira marca automotiva chinesa privada a entrar no mercado tailandês. Em fevereiro de 2021, a empresa lançou oficialmente a marca GWM, sendo a primeira marca no mercado tailandês dedicada a veículos de novas energias.

Em maio do mesmo ano, o primeiro modelo HEV saiu da linha de produção da fábrica de Rayong, fazendo dela a primeira base de fabricação de veículos com energia totalmente nova da Tailândia.

GWM Ora 03 2
Linha de produção do ORA 03 (Imagem: GWM)

Em julho de 2023, a GWM introduziu a S-VOLT na Tailândia, a primeira fábrica de baterias automotivas no Sudeste Asiático, não apenas fornecendo baterias de energia para modelos GWM, mas também expandindo o negócio de baterias de armazenamento de energia na região.

A produção do GWM ORA 03 na Tailândia mostra o compromisso da empresa com o mercado tailandês e sua visão para outros mercados - como o Brasil - assim como a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento da indústria automotiva de novas energias.

SAIBA MAIS:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: