Google revela Material 3 Expressive: conheça o novo design do Android 16

 William Schendes
William Schendes

Durante o Google I/O da última terça-feira (13), o Google revelou sua nova linguagem de design para dispositivos Android, o Material 3 Expressive, que traz ainda mais opções de personalização em relação aos designs Material You, utilizados pela empresa desde o Android 12.

Um dos grandes destaques da nova linguagem é o recurso “Atualizações ao Vivo” (“Live Updates”), que permite aos usuários acompanhar notificações — recurso que já havia aparecido em uma versão beta do Android 16. Com essa funcionalidade, será possível acompanhar informações de aplicativos de delivery, transporte e viagens.

Atualizações ao vivo Android 16
Atualizações ao vivo. (GIF: Google)

Como observa o The Verge, as Atualizações ao Vivo são semelhantes ao recurso Atividades ao Vivo (Live Activities), da Apple, que apresenta as informações em tempo real na tela bloqueada ou na Ilha Dinâmica (Dynamic Island) dos dispositivos.

Além disso, o Google explica que o Material 3 Expressive é mais fluido e conta com um sistema de animações mais naturais e dinâmicas.

“Por exemplo, quando você descarta uma notificação, as outras ao lado dela respondem sutilmente ao seu arrastar. E quando você a retira da pilha, você sente um estrondo tátil satisfatório."

- Mindy Brooks.

A nova proposta visual também inclui novos temas de cores dinâmicas, componentes responsivos e tipografia destacada — como é possível conferir no GIF a seguir.

Material 3 Expressive
(GIF: Google)

Outra novidade é a capacidade de personalizar as Configurações Rápidas dos dispositivos para incluir as ações mais utilizadas pelo usuário, como Lanterna e Não Perturbe.

Além dos celulares e tablets, o Material 3 Expressive também estará disponível para os relógios com Wear OS, com animações de rolagem que acompanham a curvatura da tela. “À medida que você rola a tela, as listas são animadas para dar uma sensação de profundidade, tornando as informações mais acessíveis.”

A linguagem para relógios adiciona novas funcionalidades, como usar o teclado numérico e controlar mídias com movimentos. O Material 3 Expressive garante transições suaves com elementos adaptados para a tela menor dos smartwatches.

Material 3 Expressive TechShake
(GIF: Google)

Também há um sistema de botões de fácil visualização que se estendem por toda a tela. Esses blocos proporcionam “acesso rápido às informações ou ações mais importantes, como enviar mensagens de texto para seus contatos favoritos ou começar um treino”, explica o Google.

O Material 3 Expressive será lançado ainda este ano junto do Android 16 e Wear OS 6.

Nova linguagem visa atrair o público jovem, além de facilitar a navegação de usuários mais velhos

De acordo com um post no blog Google Design, a equipe responsável pelo Material 3 Expressive explica que a nova linguagem é a mais pesquisada de todos os tempos, sendo desenvolvida a partir de 46 estudos com mais de 18 mil participantes em todo o mundo. De acordo com os estudos do Google, aproximadamente 87% dos jovens entre 18 e 24 anos preferem designs mais expressivos, o que motivou a empresa a criar a nova abordagem para aumentar o apelo entre esse público.

Além disso, a equipe relata que a linguagem foi bem recebida por usuários com mais de 45 anos, que encontraram mais facilidade em identificar elementos interativos na tela.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: