Google Maps para Android adiciona recursos Bluetooth para navegação em túneis

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O alcance do Google Maps com certeza segue impressionando, com o aplicativo já tendo mapeado até as áreas mais remotas. Contudo, há um ponto que vem sendo sensível há muito tempo para a plataforma: túneis. Ou pelo menos era, já que agora ele conta com recursos Bluetooth para não perder a conexão.

Os chamados "beacons Bluetooth" ou "Sensores Bluetooth" já substituíam o sinal GPS em espaços subterrâneos no aplicativo Waze, também de propriedade do Google, em algumas cidades desde 2016. E agora passam a funcionar amplamente também no Google Maps.

É preciso ativar o recurso de Sensores Bluetooth, saiba como

google maps
Imagem: Shutterstock / Nareerat Mudngern

Conforme o Google já explicou em uma página suporte sobre o Waze Beacons, o recurso "oferece navegação contínua aos motoristas no subsolo, onde os sinais de GPS não chegam, garantindo serviços de localização, maior segurança do motorista e melhor visibilidade de eventos em tempo real dentro do túnel."

Segundo alguns relatos de usuários de Android, o recurso começou a aparecer em meados de outubro de 2023, mas aparentemente agora foi amplamente disponibilizado.

Saiba como ativar os Sensores Bluetooth no Google Maps para Android

  1. Na página inicial do Maps, clique na sua foto de perfil ou letra de perfil, ícone no canto superior direito;
  2. Clique na opção “Configurações” ou "Definições";
  3. Baixe a lista até encontrar a opção “Configurações de navegação”;
  4. Baixe a lista até encontrar a opção “Sensores Bluetooth em túneis” ou "Beacons de túnel Bluetooth" e clique em ativar

google maps bluetooth

O recurso consome pouca bateria do telefone e garante que o motorista terá sinal de navegação mesmo em espaços subterrâneos. Infelizmente, os Sensores Bluetooth para o Maps ainda não estão disponíveis para iOS.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: