Google lança poderosa IA Gemini; Saiba tudo

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Google surpreendeu o mundo ao anunciar oficialmente o lançamento de seu modelo fundacional de inteligência artificial chamado Gemini. Contrariando rumores, a tecnologia multimodal chega com a capacidade de ensinar matemática, programação e promete transformar a interação com dispositivos Android.

Anunciado no I/O de 2023, o Gemini é o novo modelo fundacional de IA do Google, destacando-se como concorrente direto de gigantes como o ChatGPT da OpenAI e o Bard da Microsoft.

Gemini evento google
Anúncio do Gemini no evento do Google (Imagem: Divulgação)

Agora, quem acessar o Bard (em inglês) pode aproveitar a IA, capaz de realizar diferentes tipos de interação. Sundar Pichai, CEO do Google, definiu o lançamento como "o modelo mais capaz e geral até o momento, com desempenho de última geração em muitas avaliações de ponta".

O Gemini promete uma abordagem multimodal única, combinando suporte a voz, vídeo, texto, imagem e códigos. Sua chegada é aguardada não apenas no Bard, mas também no ecossistema Android e no sistema de buscas da empresa até 2024.

Variedades do Gemini: Nano, Pro e Ultra

O Google apresentou três versões distintas do Gemini, adaptadas para diferentes cenários. A versão Nano, focada em eficiência, opera localmente em dispositivos móveis, enquanto a Pro se destina a serviços conectados à internet, como o Bard e futuramente o mecanismo de busca e o Chrome.

A versão Ultra, a mais robusta, promete eficiência para tarefas altamente complexas, alimentando o serviço Bard Advance.

Desempenho poderoso

O Gemini Ultra alcançou desempenho de última geração em 30 dos 32 benchmarks acadêmicos amplamente utilizados. Destaca-se ao superar o desempenho humano em testes específicos, evidenciando sua excelência em compreensão de linguagem e multitarefa massiva.

Gemini Google evento novidade
Apresentação do Gemini (Imagem: Divulgação)

Uma análise comparativa com modelos como GPT-4 e GPT-3.5 mostra superioridade em seis de oito avaliações de benchmark, o que é muito expressivo.

Programação

Além de suas habilidades multimodais, o Gemini brilha na criação de códigos de programação. Capaz de gerar conteúdo em linguagens populares como Java, Python e C++, o modelo promete lidar com grandes volumes de informações complexas, abrindo portas para avanços em ciência e tecnologia. A IA também impulsiona o AlphaCode 2, superando sua antecessora em até 50%.

Segurança

O Gemini destaca-se pelas "avaliações de segurança mais abrangentes" em comparação com outros modelos de IA do Google. A empresa realizou pesquisas intensivas para identificar e mitigar potenciais problemas de segurança, abordando preocupações relacionadas a viés e toxicidade.

O Gemini Ultra passa por verificações adicionais de segurança e confiabilidade antes de sua disponibilização ao público.

A versão Pro do Gemini já está integrada ao Bard, oferecendo compreensão, planejamento e raciocínio mais avançados. Embora inicialmente disponível em inglês, a tecnologia está acessível em 170 países, incluindo o Brasil.

O plano do Google inclui expandir o Gemini para todo o ecossistema Android, começando pelo Pixel 8 Pro. A previsão é de que o Ultra esteja disponível no Bard Advance no início do próximo ano.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: