Google Chrome facilitará gestão de extensões do navegador; saiba como

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Google Chrome está se preparando para introduzir uma nova opção que permitirá aos usuários desativar todas as extensões instaladas de uma só vez. Essa funcionalidade será particularmente útil para quem possui diversas extensões e precisa desativá-las por qualquer motivo.

Atualmente, desativar as extensões no Google Chrome requer que os usuários acessem o menu "Gerenciar extensões" e desativem cada uma individualmente, o que pode ser um processo demorado. No entanto, em breve isso poderá mudar.

Google no laptop
Gerenciar extensões no Chrome ficará mais fácil (Imagem: Android Headlines)

Segundo informações do Gamer Stones, o Google está trabalhando em uma atualização que permitirá desativar todas as extensões com apenas um clique. Essa opção estará disponível por meio de um novo botão que será integrado às "Extensões" na barra superior do navegador.

Além disso, cada extensão também contará com seu próprio "interruptor de desativação" no pop-up do botão Extensões.

Essa medida visa simplificar o processo de ativação e desativação das extensões de acordo com a preferência do usuário. Será útil em situações específicas, como quando há suspeita de que uma extensão está causando problemas de funcionamento no navegador.

Com essa nova opção, os usuários poderão desativar uma extensão específica ou todas de uma vez, sem a necessidade de acessar o menu "Gerenciar extensões".

Embora a novidade ainda esteja em desenvolvimento, já foram relatados sinais de que essa funcionalidade chegaria desde o ano passado. Para experimentá-la, os usuários precisarão habilitar o seguinte comando: "chrome://flags/#extensions-menu-access-control", na versão do Google Chrome 125.0.6398.0.

O navegador também receberá atualizações visuais seguindo o design do Material You, incluindo cores dinâmicas da interface do usuário e bordas arredondadas.

As opções para desativar extensões serão disponibilizadas não apenas para usuários de computadores, mas também para aqueles que utilizam o Chrome em sistemas Mac, Windows, Linux, ChromeOS, Fuchsia e Lacros.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: