Google anuncia sistema antirroubo que acabará com a farra dos ladrões

 William Schendes
William Schendes

O Google anunciou nesta semana novos recursos que irão ajudar a proteger o dispositivo Android e os dados armazenados. A empresa explica que essas novidades serão disponibilizadas ainda este ano para dispositivos a partir do Android 10 e alguns serão lançados exclusivamente para a próxima versão do sistema, o Android 15.

Bloqueio de detecção de roubo e Bloqueio de dispositivo offline

Um dos destaques apresentados pelo Google é o “Bloqueio de detecção de roubo”, uma proteção adicional contra ladrões, que utiliza IA para identificar se o aparelho foi arrancado da mão do usuário e analisa se o criminoso está correndo ou andando de bicicleta. Se esses movimentos bruscos, geralmente associados a roubos, forem identificados, o sistema operacional bloqueará o telefone rapidamente. Com isso, os ladrões não terão nenhuma chance de acessar os dados dos usuários.

Além disso, a empresa apresentou o “Bloqueio de dispositivo offline”, outra camada de proteção que identifica quando o ladrão estiver com o aparelho em mãos. Isto funcionará em casos que o criminoso tentar desconectar o aparelho da rede por longos períodos. Segundo o Google, esta prática não funcionará, pois a proteção de dispositivos offline que bloqueará automaticamente a tela mesmo se o aparelho estiver desconectado de Wi-Fi ou rede móvel.

A companhia afirma que o Android conseguirá reconhecer sinais de que o celular “está em mãos erradas”. Se forem realizadas diversas tentativas de desbloquear o dispositivo, por exemplo, a proteção automática bloqueará o dispositivo.

Google anuncia sistema anti-roubo que acabará com a farra dos ladrões
(Imagem: Google)

O bloqueio de detecção de roubo e o bloqueio de dispositivo offline serão lançados para o Android 10+ ainda este ano.

Novos recurso de proteção do Android 15

O Google também anunciou aprimoramentos de suas funções anti-roubo já existentes que serão exclusivas para dispositivos com Android 15, incluindo:

  • Uma atualização de segurança no Android impede que ladrões resetem e revendam dispositivos roubados. Agora, se alguém tentar resetar o aparelho roubado, não poderá configurá-lo sem as credenciais corretas. Isso dificulta a venda celulares furtados. Com isso, o Google visa desincentivar as práticas criminosas.

  • Um novo recurso chamado "Espaço Privado" permite criar uma área separada no telefone para aplicativos confidenciais. Isso proporciona mais segurança para informações financeiras ou de saúde, por exemplo. A funcionalidade dificulta a extração de dados e informações confidenciais dos usuários.

  • Alterar configurações importantes, como desativar o Encontre Meu Dispositivo, agora requer seu PIN, senha ou autenticação biométrica. Isso evita que criminosos com acesso ao seu dispositivo façam mudanças sem permissão.

  • Uma nova camada de segurança requer autenticação biométrica e um atraso antes de acessar configurações importantes da conta do Google e do dispositivo. Isso protege seus dados caso um ladrão conheça seu PIN.

De acordo com o Google, proteção contra redefinição de fábrica e espaço privado serão lançadas como parte do Android 15. Já as proteções de autenticação serão lançadas para “dispositivos selecionados”.

Google sistema anti-roubo
(Imagem: Getty Images / Tero Vesalainen / Canva Pro)

Encontre meu Dispositivo terá bloqueio mais rápido

O Google também anunciou uma opção Remote Lock para o aplicativo Encontre Meu Dispositivo que permitirá bloquear o aparelho apenas com seu número de celular, podendo ser feita a partir de qualquer dispositivo. Dessa forma, os usuários terão mais facilidade em remover suas informações pessoais dos aparelhos roubados.

O Remote Lock será lançado para aparelhos com o SO Android 10 ou superior ainda este ano.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: