O Google emitiu um alerta para que usuários do Gmail alterem suas senhas imediatamente, após identificar um aumento nos ataques de phishing e roubo de credenciais. Segundo a empresa, cerca de 37% das tentativas de invasão têm sido bem-sucedidas, o que reforça a necessidade de reforçar a segurança das contas.
De acordo com relatos recentes, criminosos estão se passando por membros do Suporte do Google, enviando e-mails ou até realizando ligações para induzir os usuários a acessar páginas falsas de login. Nessas páginas, informações sensíveis como senhas, dados pessoais e até códigos de autenticação de dois fatores podem ser furtados.
Como reforçar a segurança da sua conta
O Google recomenda que os usuários não deixem para depois a troca da senha do Gmail. Especialistas em segurança indicam o uso de gerenciadores de senhas independentes, em vez dos integrados em navegadores como o Chrome, para criar combinações fortes e únicas.
Além disso, é recomendável substituir o código de autenticação via SMS ou e-mail por um aplicativo autenticador, que gera códigos de uso único mais resistentes a ataques. O uso de chaves de acesso biométricas — como impressão digital, reconhecimento facial ou até um PIN — também está entre as formas mais seguras para evitar que dados sejam entregues a criminosos.
Um dado preocupante levantado pela empresa é que 64% dos usuários não alteram suas senhas regularmente. Essa prática aumenta a vulnerabilidade das contas e facilita o sucesso de ataques direcionados.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Phone Arena.
VEJA TAMBÉM!