Finalmente! Fortnite voltará aos iPhones (mas só na Europa)

 William Schendes
William Schendes

A Apple anunciou que voltará a permitir que a Epic Games forneça sua loja Epic Games Store no sistema operacional iOS, no entanto, a medida só vale para usuários da Europa. Dessa forma, os usuários de dispositivos da fabricante poderão instalar Fornite novamente.

A decisão segue a determinação da Lei de Mercados Digitais da União Europeia que obriga a Apple a permitir lojas de aplicativos terceiros.

Vale lembrar que as duas empresas iniciaram uma batalha judicial que se estendeu por anos. A Epic Games acusava a Apple de cortar cerca de 30% de todas as compras de aplicativos e bloquear formas alternativas de pagamento. Essas práticas implicavam em dificuldades para os desenvolvedores de aplicativos.

Fortnite retornará aos iPhones
(Imagem: Divulgação)

Como destaca o Android Autorithy, a briga entre as companhias resultou na criação da Lei de Mercados Digitais em 2022 para proporcionar mais oportunidades de concorrência nos ambiente digital. Uma das principais determinações foi a obrigação de donas de sistemas operacionais móveis, como Apple e Google, permitirem lojas de aplicativos terceiros.

Com isso, a Apple anunciou em janeiro deste ano que permitiria o download de lojas de aplicativos terceiros no seu SO.

Isso permitiria que a Epic Games finalmente disponibilizasse sua loja de aplicativos no sistema operacional da fabricante. Porém, na última semana, a Apple bloqueou o acesso de desenvolvedores da Epic Games Suécia.

Como reportou um porta-voz da Apple em comunicado ao TechCrunch, após conversas, a Epic se comprometeu com as regras e políticas. Além disso, a possibilidade de ser multada em dezenas de milhões de euros fez a Apple restabelecer o acesso da subsidiária sueca.

“Após conversas com a Epic, eles se comprometeram a seguir as regras, incluindo nossas políticas DMA. Como resultado, a Epic Sweden AB foi autorizada a assinar novamente o contrato de desenvolvedor e aceita no Apple Developer Program.”

- Porta-voz da Apple.

Já a Epic publicou uma atualização em seu blog afirmando que trabalha para lançar sua loja de aplicativos e trazer Fortnite para o iOS na Europa.

“Estamos avançando conforme planejado para lançar a Epic Games Store e trazer Fortnite de volta ao iOS na Europa. Avante!”

- Epic Games.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: