Lançado em 2008 e dirigido por Paco Plaza e Jaume Balagueró, REC se tornou um dos filmes de terror mais marcantes dos últimos anos.
Com apenas pouco mais de uma hora de duração, a produção espanhola que hoje está na Prime Vídeo conquistou público e crítica pela forma como constrói o medo usando o básico: câmera na mão, bom roteiro e tensão crescente.
Se é fã de produções com zumbis, com certeza vale a pena dar uma chance. Mas já adiantamos, o título acaba sendo bem macabro, portanto se for uma pessoa sensível, bom pensar duas vezes antes de assistir.
O que esperar de REC?
O grande acerto do filme é justamente sua simplicidade. Sem exagerar nos efeitos ou nas explicações, REC consegue criar uma atmosfera real e assustadora.
A câmera no estilo "found footage" coloca o espectador dentro da ação, aumentando ainda mais a sensação de desespero. Manuela Velasco está ótima como a protagonista, transmitindo o medo e a confusão de forma muito natural.
Cada cena vai construindo tensão até os momentos finais, que são de tirar o fôlego. O clima fechado do prédio e a trilha quase inexistente deixam tudo ainda mais intenso.
A história
Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jovem jornalista em busca de uma boa história. Ao lado de seu fiel cinegrafista Pablo (Pablo Rosso), ela decide passar a noite acompanhando o plantão de um quartel de bombeiros para mostrar à população a rotina desses profissionais.
O que parecia ser apenas mais uma matéria curiosa para a TV muda completamente de tom quando a dupla é chamada para acompanhar uma ocorrência em um edifício residencial.
Ao chegarem ao local, Ángela, Pablo e os bombeiros se deparam com uma cena estranha: gritos vindos de um dos apartamentos e uma senhora em completo estado de confusão.
Mas o que começa com preocupação logo se transforma em pânico quando ataques violentos acontecem e o prédio é inexplicavelmente isolado pelas autoridades do lado de fora.
Sem entender o que está acontecendo e sem poder sair, os moradores, a equipe de resgate e os jornalistas precisam enfrentar algo totalmente fora de controle.

A câmera de Pablo se torna o único registro do que se passa dentro do prédio, revelando uma série de eventos assustadores que desafiam toda lógica.
Vale a pena assistir?
REC é um dos melhores exemplos de como fazer um terror eficiente sem depender de grandes produções ou efeitos exagerados.
É direto, intenso e consegue assustar com inteligência. Para quem gosta do gênero, é quase obrigatório. Já disponível na Prime Vídeo, é perfeito para quem quer sentir aquele medo bom, daquele que gruda e não solta até o último segundo.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e entretenimento, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!