EUA inicia testes de IA e direção autônoma em caças F-16

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Departamento de Defesa dos EUA (DARPA) está avançando em testes pioneiros de IA e tecnologia de direção autônoma em caças F-16, revelou a agência.

F-16 jato IA
Apertem os cintos, o piloto sumiu? (Imagem: Lockheed Martin)

Com quase 70% de seus projetos relacionados à IA, aprendizado de máquina e tecnologias autônomas, percebe-se uma enorme a colaboração com gigantes da tecnologia como Google, Microsoft, OpenAI e Anthropic. A DARPA está explorando o potencial da IA generativa para fortalecer a segurança de seus softwares de código aberto, especialmente usados em estruturas críticas.

Mas o que mais chama a atenção são os planos de direção autônoma do F-16.

A DARPA já conduziu um projeto similar no passado, de controle remoto para o F-16 há 10 anos. Naquela época, um modelo especial chamado QF-16 foi usado para controle à distância.

F-16 jato IA 2
Jato F-16 (Imagem: Lockheed Martin)

No entanto, o plano atual utiliza majoritariamente a IA e tecnologia autônoma para voos não tripulados. O foco agora está na aeronave experimental X-62 VISTA, anteriormente conhecida como NF-16D, indicando uma mudança rumo nos planos dos EUA à automação e inovação na aviação militar.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: