O veículo elétrico (VE) com aceleração mais rápida da história foi lançado esta semana. E diferente do que poderíamos esperar, ele não é das marcas mais populares que disputam a liderança no mercado de VEs, como Tesla e BYD.
O Rimac Nevera R, produzido pela montadora croata Rimac, é um supercarro capaz de acelerar de 0 a 100 km/h num piscar de olhos. E tem outro ponto que deixa o modelo ainda mais especial: apenas 40 unidades foram produzidas.
De 0-100 km/h em apenas 1,81 segundos
Não é de hoje que a Rimac faz história em termos de veículos super velozes. Em 2011, o supercarro Concept One da marca quebrou os tempos de pista e atingiu 356 km/h. Em seguida, o Concept S ultrapassou essa marca ao alcançar os 365 km/h.
Em 2018, o carro mais importante da marca até hoje, o Nevera, apareceu na cena automobilística. Ele foi nomeado o veículo movido a bateria mais rápido do mundo após superar seus predecessores com uma velocidade máxima de 415 km/h.
Agora, 16 anos depois, a Rimac lança outro hipercarro elétrico que promete superar seu predecessor para garantir o título de veículo elétrico com aceleração mais rápida do mundo.
O Rimac Nevera R possui 2078 cavalos de potência. Para que se tenha uma noção, o Nevera padrão tem 1888. Atualmente no mercado, apenas o híbrido Koenigsegg Gemera consegue superar esta marca, com 2268 cavalos de potência.
Mesmo com a quantidade incrível de cavalos – e mesmo rodando com Vulcanol, uma energia proveniente de vulcões - o Koenigsegg não consegue igualar a aceleração do Nevera R de 0-100 km/h em apenas 1,81 segundos. Dê ao VE 8,66 segundos e ele alcança os 300 km/h.
Boa notícia: o Nevera R é totalmente legal nas ruas
Para os apaixonados por velocidade, fica a boa notícia: o Rimac Nevera R é totalmente legal para as ruas. A má notícia é que os preços serão tão robustos quanto a aceleração do carro, o que ainda se agrava pelo fato de a Rimac só ter produzido 40 unidades do novo VE.
Os preços do novo Rimac Nevera R devem começar em um valor base de U$2,6 milhões (aproximadamente R$14.531.660,00, em conversão direta), sem contar possíveis extras ou personalizações.
“Estamos sempre ajustando de acordo com os desejos dos clientes e muitos estavam procurando um carro que realmente enfatizasse a capacidade de curva do Nevera, usando toda a tecnologia avançada a bordo. Respondemos com o Nevera R: todo o DNA do Nevera recordista, mas mais leve, mais rápido e mais focado”, afirmou o CEO da Rimac , Mate Rimac, em entrevista à Autocar.
Vale destacar que os 150 Rimac Revera padrão ainda não esgotaram e estão disponíveis para compra.
FIQUE POR DENTRO!