Elon Musk confirma planos para Tesla de baixo custo em 2025

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Um Tesla mais acessível vem aí. Após rumores sobre as intenções da montadora de produzir um veículo elétrico (VE) da marca com um preço mais baixo, o CEO Elon Musk confirmou a informação durante uma teleconferência com investidores nesta quarta-feira (24).

De acordo com Musk, o primeiro carro elétrico “popular” da Tesla está sendo trabalhado sob o codinome "Redwood" e passará por “um sistema de fabricação revolucionário”.

Produção do Redwood deve começar no final de 2025

Tesla modelo 3
Atualmente, o carro da marca com o menor preço é o Tesla Modelo 3 (Imagem: Divulgação / Tesla)

Durante a teleconferência, o CEO da Tesla confirmou que o Redwood deve começar a ser produzido no final de 2025, "em algum momento do segundo semestre". A princípio, a Gigafactory da Tesla em Austin, Texas, ficará responsável pela produção do VE popular, que deve ser produzido em outras fábrica Tesla pelo mundo mais tarde.

De acordo com a Reuters, quatro pessoas familiarizadas com o assunto confirmaram que a Tesla já abordou fornecedores para pedir orçamentos de peças destinadas à fabricação do Redwood. Duas dessas fontes descrevem o novo carro como um crossover compacto.

Sobre a inovadora técnica de fabricação que possibilitará a produção de um carro de preço mais acessível, Musk destacou que será extremamente difícil de copiar.

"Você tem que copiar a máquina que faz a máquina...”, afirmou durante a teleconferência.

Em 2023, a Tesla bateu seu recorde de entregas com mais de 1,8 milhão de veículos. Mesmo assim, a chinesa BYD conseguiu ultrapassar a empresa de Musk e se tornar fabricante de automóveis elétricos mais vendido mundialmente no último trimestre de 2023.

A grande oferta da BYD de diferentes modelos de VEs a preços mais baixos, inclusive, é vista como uma das grandes motivações da Tesla para produzir um modelo mais acessível. No entanto, a promessa de um Tesla mais barato não é exatamente nova.

Em 2020, Musk prometeu construir um VE de US$ 25 mil. Desde então, o plano havia sido arquivado. Com a oferta de VEs a preços mais baixos crescendo, parece ser o momento de a Tesla se posicionar neste mercado. Atualmente, o modelo mais barato da Tesla é o sedã Modelo 3, com preço inicial de US$ 38.990 nos Estados Unidos.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: