Elon Musk voltou a criticar a Apple, desta vez ameaçando abrir um processo por supostas violações antitruste envolvendo a classificação de aplicativos na App Store.
O alvo da reclamação é o Grok AI, chatbot desenvolvido pela sua startup de inteligência artificial xAI, que segundo ele estaria sendo prejudicado em relação à concorrentes, especialmente o ChatGPT, da OpenAI.
Em uma publicação na rede social X, Musk acusou a Apple de criar barreiras para que qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcance o topo da loja de aplicativos.
“A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA além da OpenAI alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas.”
- Elon Musk.
O bilionário também questionou a ausência do X e do Grok na seção “Imperdível” da App Store, apesar de, segundo ele, o X ser “o aplicativo de notícias número 1 do mundo” e o Grok estar entre os cinco aplicativos mais populares.
Conforme reportou a CNBC, o embate acontece em meio à parceria da Apple com a OpenAI, anunciada no ano passado, para integrar o ChatGPT diretamente em iPhones, iPads e Macs. Na época, Musk chegou a dizer que baniria dispositivos da Apple de suas empresas se a integração ocorresse em nível de sistema operacional.
Musk mantém uma longa rivalidade com a OpenAI, da qual foi cofundador em 2015 e deixou o conselho em 2018. Ele processa a empresa e seu CEO, Sam Altman, alegando que eles abandonaram a missão de desenvolver IA “para o benefício da humanidade”.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!