É hoje! Saiba como assistir (ao vivo) ao 20º Voo do Falcon 9, da SpaceX

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Nessa sexta-feira (12), a SpaceX fará história mais uma vez ao lançar o Booster 1062 do Complexo de Lançamento Espacial 40 (SLC-40) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Este será o 20º voo do Falcon 9, destacando o sucesso do sistema de foguete reutilizável da empresa.

O Booster 1062, que fez seu primeiro voo em novembro de 2020, decolará em uma missão para implantar 23 novos satélites Starlink em baixas altitudes.

Booster 1062 decolagem
Decolagem do Booster 1062 (Imagem: SpaceX)

Um webcast ao vivo do voo começará na rede social X às 21h17, horário do leste dos EUA (22h17 no horário de Brasília), cerca de cinco minutos antes da decolagem no perfil da empresa. Os espectadores testemunharão o Falcon 9 subindo ao céu pela 20ª vez, juntamente com a separação de estágios e a implantação dos satélites de Internet da SpaceX.

O webcast também mostrará o pouso do primeiro estágio do drone "A Shortfall of Gravitas" no Oceano Atlântico cerca de oito minutos após o lançamento.

Uma oportunidade de backup para a missão estará disponível no sábado, caso a programação do voo alvo exija ajustes por qualquer motivo.

Último lançamento

O Booster 1062 voou pela última vez em 16 de março e detém o recorde de retorno mais rápido (21 dias) após um voo em 8 de abril de 2022. Ele já lançou diversas missões, incluindo GPS III Space Vehicle 04, GPS III Space Vehicle 05, Inspiration4 e Axe -1 voos, Nilesat 301, OneWeb Launch 17, ARABSAT BADR-8 e 12 missões Starlink.

A reutilização pela SpaceX do propulsor de primeiro estágio permitiu reduzir o custo dos voos espaciais e aumentar a frequência dos voos, tornando o espaço mais acessível para empresas e organizações.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: