Disney+ pode incluir canais ao vivo com conteúdo de suas franquias

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Atenção, assinantes do Disney+! Muito em breve, a plataforma pode vir a contar com canais ao vivo. De acordo com uma nova informação, a Disney+ planeja utilizar material das franquias cujos direitos já possui - Marvel, Pixar e Star Wars - e criar canais com conteúdos relacionados a serem transmitidos 24h por dia com uma programação específica.

Da TV para o streaming, do streaming para a TV

disney plus canais ao vivo
Imagem: Shutterstock / Ivan Marc

Com a nova manobra, a Disney traz para seu streaming o que a TV já oferece há muito tempo. Se, por um lado, o streaming trouxe as vantagens de poder ver o que quiser a qualquer momento; por outro, a programação de uma TV diminui a tarefa de escolher e proporciona a oportunidade de conhecer novos conteúdos.

De acordo com o site The Information, a ideia da Disney seria manter seus assinantes engajados dentro do serviço e apresentar também publicidade em meio à programação ao vivo. Ao mesmo tempo que a empresa deve tentar vender a novidade como mais um diferencial a atrair novos assinantes para o Disney+, os canais ao vivo podem precisar de um diferencial próprio para atrair aqueles usuários que ainda usufruem da TV habitual - que já oferece a mesma experiência.

O suposto movimento da Disney seria uma das ações da empresa para aumentar seus lucros com seu streaming, que não vêm tendo a força esperada. No último trimestre de 2022, a receita da Disney para entretenimento caiu 7%, ficando atrás de plataformas como Netflix e Max. Outra iniciativa neste sentido será o fim do compartilhamento de senhas, que já tem data para iniciar.

Adição de canais ao vivo é um tendência entre os streamings

Caso os planos da Disney para os novos canais do Disney+ se confirmem, a empresa pode até contar com um novo recurso competitivo, mas não estaria exatamente inovando. Isso porque a inclusão de canais ao vivo em plataformas de streaming já é uma tendência em crescimento.

Pesquisas de audiência feitas nos Estados Unidos já mostraram que os espectadores estão consumindo mais conteúdo em plataformas como Tubi ou outros canais online do que em streamings. E o motivo seria justamente não precisar escolher ao que assistir.

Serviços como The Roku Channel, Pluto TV e Samsung TV já trazem essa lógica dos canais ao vivo para o mundo do streaming. Alguns deles, inclusive, oferecem isso gratuitamente, apoiando-se apenas na publicidade. E a tendência parece trazer a TV de volta com mais força, mas talvez outro formato.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: