Amanhã é o Dia Internacional da Mulher, e por conta disso a Kaspersky conduziu uma análise focada em identificar ciberameaças direcionadas especificamente às mulheres.
Os especialistas descobriram dezenas de sites infectados, incluindo páginas falsas de comunidades, fóruns de aconselhamento e lojas online de roupas, cosméticos e até ligados à maternidade.
Ataques a sites legítimos
Empresas legítimas têm sido alvo de cibercriminosos, comprometendo seus sites para disseminar malware ou roubar informações. Entre as ameaças identificadas, destaca-se o web skimmer, um programa dissimulado em lojas online para roubo de dados de cartões de crédito durante compras.
O injetor Balada, outra ameaça identificada, redireciona automaticamente os visitantes para páginas de captcha falsos, forçando permissões de notificação. Se aceitas, o navegador exibirá propagandas intrusivas, oferecendo conteúdo fraudulento.
O malware SocGholish, por sua vez, usa a desculpa de uma atualização do navegador para infectar dispositivos com um script malicioso, incluindo programas para acesso remoto, roubo de dados e botnets.
Além disso, foram observadas páginas falsas criadas para golpes de phishing, usando temas como amamentação e gravidez. Essas páginas solicitam informações pessoais e de pagamento sob o pretexto de acesso a determinado conteúdo, transmitindo esses dados aos criminosos.
Isabel Manjarrez, analista de segurança da Kaspersky na América Latina, destaca a importância de cuidar da segurança online, mencionando que mesmo plataformas famosas podem ser comprometidas.
Para evitar cair em golpes, a Kaspersky recomenda cautela ao compartilhar informações online, verificação da fonte de sites desconhecidos e o uso de proteções confiáveis, com mais de uma camada de segurança.
SAIBA MAIS!
- TikTok pagará por vídeos com mais de um minuto
- Google anuncia mudanças na Play Store (e no Android) para atender a UE
- Multitarefa no WhatsApp: nova versão permite abrir conversas em janelas separadas