Descoberta: Tesla está desenvolvendo assistente de voz para seus veículos

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Tesla está silenciosamente desenvolvendo uma novidade para o mundo dos automóveis: uma assistente de voz própria. A notícia surgiu por meio do hacker @grenntheonly, que vasculha os códigos da Tesla em busca de novidades.

Segundo suas descobertas, na próxima atualização 2024.14.3, tudo indica que a assistente de voz da Tesla está prestes a se tornar realidade.

Other (than the release notes) stuff from 2024.14.3- Amazon music playback support- beginning of what looks like "tesla voice assistant" that would be activated by a wakeword-? (Aka car always listening for it), narrated by "Jenny Neutral" voice by Microsoft.

— green (@greentheonly) 1 de maio de 2024

Embora os detalhes sobre as funcionalidades não tenham sido divulgados, já se sabe que a assistente poderá ser ativada por uma palavra-chave, semelhante aos comandos de voz da Assistente Alexa, da Amazon, ou do Google. Isso significa que os veículos da Tesla estarão sempre prontos para ouvir seus motoristas, aguardando o comando de ativação.

Além disso, o hacker revelou que a voz por trás da assistente será a "Jenny Neutral" da Microsoft (embora a Tesla possa atribuir um novo nome à sua assistente).

Tesla interior carro
Tesla desenvolvendo assistente de voz (Imagem: Divulgação/Tesla)

Embora os carros da empresa de Elon Musk já tenham alguns comandos por voz, como travar portas e controlar a climatização, espera-se que a nova assistente aumente significativamente as capacidades de interação com o usuário.

Quando chegará?

Ainda não há uma data de lançamento confirmada, mas com as informações sendo descobertas em relação à próxima atualização de software, especula-se que não deva demorar muito para que isso chegue ao mercado.

VEJA TAMBÉM:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: