Cofundador da DeepMind admite que IA é uma “ferramenta de substituição de mão de obra”

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Mustafa Suleyman, cofundador da DeepMind, reconheceu em entrevista à CNBC que a inteligência artificial (IA) é, essencialmente, uma "ferramenta de substituição de mão de obra", tendo como foco a eliminação de empregos humanos.

"A revolução impulsionada pela IA tem se destacado como uma iniciativa corporativa, visando reduzir a força de trabalho global por meio da automação", disse Suleyman durante sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, em que abordou a possível substituição em massa de humanos no local de trabalho pela IA.

O CEO destacou a necessidade de considerar como integrar essas ferramentas ao longo de décadas, apontando que são, fundamentalmente, ferramentas de substituição de mão de obra.

A IA substituirá os humanos? (Imagem: Pixabay)

Embora essa afirmação possa parecer especulativa sobre o futuro, a realidade atual já testemunha a substituição de empregos pela IA, especialmente nas indústrias de tecnologia e mídias sociais.

Mudanças no mercado

Grandes empresas, como Google, Amazon, YouTube e Salesforce, anunciaram demissões significativas relacionadas à implementação mais ampla da IA. A tendência corporativa sugere o uso da IA para gerenciar equipes mais enxutas, ampliadas por especialistas em IA.

Esses profissionais se tornarão cada vez mais valiosos, permitindo a reorganização das estruturas corporativas em torno da automação, tornando-as mais eficientes.

Apesar dos bilionários que apoiam a IA proporem ideias como o rendimento básico universal para lidar com os desafios sociais decorrentes do desemprego, há ceticismo sobre a viabilidade e sinceridade dessas propostas.

A inteligência artificial é percebida por alguns como uma tecnologia orientada para atender aos interesses dos gestores globais, levantando preocupações sobre o futuro do mercado de trabalho e a distribuição de riqueza.

O entusiasmo em torno da IA no Fórum Econômico Mundial aprofunda ainda mais essas preocupações.

SAIBA MAIS!

  • IA deve impactar quase 40% dos empregos pelo mundo, diz FMI
  • Projetor CineBeam Smart da LG chega ao Brasil com tela de até 120 polegadas
  • POCO anuncia chegada dos modelos X6 e X6 Pro no Brasil
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: