Chrome deve adicionar nova função de leitura de páginas em áudio

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google Chrome vai adicionar em breve um novo recurso de accessibilidade muito importante: a leitura de páginas da Internet em áudio. A ferramenta “Ouça esta página” faz a leitura do que é exibido na tela, ajudando usuários que tenham alguma deficiência visual.

Embora ainda não tenha sido oficializado pelo Google, o novo recurso já apareceu na versão 121 do navegador para o sistema operacional Android, estando já em estágio Beta, fase em que é disponibilizado para alguns profissionais em caráter de teste.

Ferramenta dispensará uso de extensões ou programas específicos

chrome leitura de página
A página 9to5Google encontrou a opção de leitura de páginas na versão Beta do Google Chrome (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Atualmente, usuários que desejem usufruir de um recurso de leitura da página, precisam apela para programas específicos ou extensões, como o Speechify, popular ferramenta disponível para o Chrome no navegador e como app para Android.

Além disso, algumas páginas jornalísticas e outros sites já incluíram a ferramenta entre os recursos que disponibilizam. Ainda assim, a adição do Ouça esta página ao Chrome será muito bem vinda e deve ampliar a acessibilidade para um maior número de usuários.

Por enquanto, a novidade foi encontrada apenas na versão teste do Chrome para Android, mas também seria de grande importância na versão do navegador para computadores. Vale destacar ainda que o Edge já oferece esse recurso de forma nativa, sendo possível ativá-lo no menu que abre ao pressionar o botão direito do mouse.

Ainda não há informações sobre quando a nova função Ouça esta página será disponibilizado no Chrome.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: