Celular Seguro: Programa supera 1 milhão de cadastros em tempo recorde

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou que o programa Celular Seguro ultrapassou a marca de um milhão de cadastros em menos de duas semanas desde o seu lançamento. Até segunda-feira (01), mais de sete mil alertas de perda, roubo ou furto de dispositivos foram registrados na plataforma.

A iniciativa visa agilizar o bloqueio de aparelhos e contas vinculadas a eles em situações de perda, furto ou roubo. Até o momento, 750.135 celulares foram registrados no site ou aplicativo do Celular Seguro, com 692.571 "pessoas de confiança" vinculadas a esses dispositivos.

Celular Seguro programa governo furto roubo
Programa do governo tem se mostrado eficiente (Imagem: Reprodução)

Como Funciona o Celular Seguro

O Celular Seguro é um aplicativo gratuito disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Vítimas de furto ou roubo podem bloquear o aparelho e aplicativos digitais por meio dessa plataforma. O processo é simples e rápido, com o usuário podendo cadastrar múltiplos números, todos vinculados ao CPF do titular da linha.

Quem se cadastra no Celular Seguro também tem a opção de indicar pessoas de confiança autorizadas a realizar bloqueios em caso de incidentes. O aplicativo funciona como um botão de emergência, garantindo o bloqueio do aparelho e dispositivos digitais associados.

Registro de Ocorrência e Parcerias

O registro de ocorrência relacionada ao aparelho pode ser feito pelo site do Celular Seguro, onde também ocorre o bloqueio de contas em bancos e instituições financeiras parceiras do projeto. Até fevereiro, as empresas de telefonia realizarão o corte das linhas conforme as regras estabelecidas.

É fundamental esclarecer que o Celular Seguro não permite desbloqueios pelo aplicativo, visando a segurança dos usuários. Em casos de alertas emitidos erroneamente, será necessário contatar a operadora e instituições financeiras para solicitar o desbloqueio.

O Ministério da Justiça alerta para a circulação de fake news sobre o funcionamento da plataforma, reforçando a importância de obter informações precisas.

O programa vem demonstrando ser uma ferramenta interessante na prevenção e resposta a incidentes envolvendo dispositivos móveis, proporcionando mais segurança aos usuários.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: