Brilliant Labs anuncia novos smart glasses com memória digital contínua; conheça

 William Schendes
William Schendes

A startup Brilliant Labs anunciou oficialmente o Halo, seu novo par de óculos inteligentes com inteligência artificial integrada. Voltado para desenvolvedores, criativos e entusiastas de tecnologia, o dispositivo chega como sucessor do Frame e aposta em uma proposta mais refinada — tanto no visual quanto na funcionalidade.

Com design inspirado no estilo Wayfarer da Ray Ban, o Halo traz um corpo compacto com apenas 40 gramas, mesmo abrigando uma câmera, microfone, alto-falantes de condução óssea, uma tela OLED colorida e bateria para até 14 horas de uso contínuo.

Conforme reportou o Engadget, o modelo estará disponível em mais de 100 países com lentes de grau, graças a uma parceria com a SmartBuyGlasses.

Brilliant Labs anuncia novos smart glasses com memória digital contínua; conheça

Assistente IA com memória de longo prazo

O grande diferencial do Halo está na integração com o Noa, um agente de inteligência artificial projetado especificamente para interações via óculos. Segundo a empresa, o Noa pode compreender o ambiente ao redor — tanto visual quanto auditivamente — e fornecer respostas contextuais em tempo real, como se fosse uma “pessoa real conversando com você”.

Outro destaque dos óculos é o seu sistema Narrative, que promete construir uma memória digital contínua. Com base nas informações captadas pela câmera e microfone, o dispositivo poderia se lembrar de nomes, rostos e conversas, mesmo anos após o acontecimento.

Brilliant Labs anuncia novos smart glasses com memória digital contínua

Privacidade sob vigilância

Por contar com tecnologias complexas, a privacidade também é um foco do wearable. A Brilliant afirma que o Noa funciona como uma “VPN pessoal”, intermediando o envio de dados ao modelo de IA e mantendo interações privadas por padrão.

O usuário também poderá desligar câmera, microfone ou todo o sistema com comandos de voz, e ajustar as permissões conforme desejar.

Criação de apps por comando de voz

Outro recurso promissor do Halo é a possibilidade de criar aplicativos personalizados usando linguagem natural. Basta dizer ao Noa o que você precisa, e a IA seria capaz de gerar uma solução em segundos.

Disponibilidade e preço

As pré-vendas do Halo já começaram, com preço inicial de US$ 299 (cerca de R$ 1.650 em conversão direta). O envio está previsto para o final de novembro de 2025, e a empresa avisa que o número de unidades será limitado. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de Engadget.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: