A Samsung acaba de assumir a liderança em um ponto crítico dos smartphones: a durabilidade da bateria. Segundo o Android Authority, seus dispositivos são os únicos do mercado com até 2.000 ciclos de carga certificados, o dobro da média das principais marcas, incluindo a Apple.
O site de tecnologia indiano usou os dados oficiais da União Europeia, obtidos por meio do sistema de rotulagem energética para dispositivos eletrônicos. O objetivo é informar a população sobre a eficiência energética, durabilidade, e, no caso dos smartphones e tablets, o número de ciclos de carga que o aparelho suporta.
Confira os dados das principais marcas e seus aparelhos:
- Samsung: 2000 ciclos de carga em modelos Galaxy S25, S24, S24 FE, A56, A36, XCover7, Tab S10 e variantes FE e Pro;
- Apple: 1000 ciclos em todos os dispositivos listados (incluindo iPhone 16 Pro Max, iPad Air M3);
- Google: 1000 ciclos nos modelos Pixel 9, 9a, 8aMotorola: entre 1.200 e 800 ciclos (Moto G55 na faixa mais baixa);
- Xiaomi: 1000 ciclos em todos os dispositivos listados (Xiaomi 15 Ultra, Xiaomi 15, Xiaomi Pad 7);
- Sony: 1400 ciclos nos melhores modelos.
O que são ciclos de bateria e por que eles importam?
A diferença coloca a fabricante sul-coreana em uma posição de destaque quando o assunto é durabilidade de bateria, um ponto relevante para quem quer manter seus dispositivos por mais tempo sem perda de desempenho.
“A resistência da bateria em ciclos significa o número de ciclos de carga/descarga que uma bateria pode suportar até que sua capacidade elétrica utilizável diminua para 80% de sua capacidade nominal quando nova, expressa em ciclos”, explica o site do Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética (Eprel).
O que isso significa na prática?
Significa que, enquanto a maioria dos aparelhos começa a sofrer desgaste após mil ciclos, os da Samsung podem continuar entregando performance por até o dobro desse tempo.
Se uma pessoa carrega o celular com mil ciclos uma vez por dia, deverá ter uma queda de desempenho considerável após cerca de 3 anos de uso. Já um modelo da Samsung com 2 mil ciclos poderá manter boa atuação por mais de 5 anos, sem precisar substituir bateria.
VEJA TAMBÉM: