Atualize o SharePoint! Microsoft alerta para vulnerabilidades que permitem invasões de hackers

 William Schendes
William Schendes

A Microsoft confirmou o ataque hacker ao software de compartilhamento de documentos SharePoint. Em alerta emitido no último sábado, a empresa informou que agentes maliciosos estão explorando vulnerabilidades do sistema para realizar ataques generalizados contra empresas e agências governamentais dos Estados Unidos.

O ataque é do tipo “zero day” (“dia zero”, em português), quando hackers se aproveitam de falhas desconhecidas em uma aplicação para roubar dados e informações confidenciais.

Como observa a empresa de pesquisa de cibersegurança holandesa Eye Security, a vulnerabilidade do SharePoint pode permitir que os agentes acessem outros serviços conectados ao app de compartilhamento de arquivos, como Outlook, Teams e OneDrive.

Atualize o SharePoint! Microsoft alerta para vulnerabilidades que permitem invasões de hackers

(Montagem: TechShake)

“Uma vez lá dentro, eles podem acessar todo o conteúdo do SharePoint, arquivos do sistema, configurações e se mover lateralmente pelo domínio do Windows. Como o SharePoint geralmente se conecta a serviços principais como Outlook, Teams e OneDrive, uma violação pode levar rapidamente ao roubo de dados, coleta de senhas e movimentação lateral pela rede.”

- Eye Security.

Segundo o jornal The Washington Post, a vulnerabilidade permitiu ataques em massa a agências federais e estaduais dos EUA, universidades, empresas de energia e operadoras de telecomunicações.

O pesquisador de cibersegurança Silas Cutlet, da companhia Censys, estima que mais de 10 mil empresas que utilizam servidores SharePoint estejam vulneráveis a ameaças cibernéticas. A maioria dessas empresas seria dos EUA, mas também há companhias na Holanda, Reino Unido e Canadá.

Atualize o SharePoint!

Para reduzir o risco de vulnerabilidades relacionadas ao ataque, a Microsoft liberou uma atualização dos servidores SharePoint no último final de semana. A recomendação é que os usuários instalem o update para evitar ataques ativos.

As atualizações, disponíveis na página de suporte da Microsoft, corrigem as vulnerabilidades identificadas como CVE-2025-53770 e CVE-2025-53771. Conforme reportou o The Hacker News, os updates estão disponíveis para as seguintes versões de software:

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de Bloomberg, CBS News e The Hacker News.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: