Apple passa Samsung e lidera mercado global de smartphones em 2023

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Apple conquistou o posto de líder no mercado global de smartphones em 2023, destronando sua maior concorrente Samsung, conforme dados recentes divulgados pela IDC.

O desempenho foi impulsionado pelo lançamento da linha iPhone 15, que cativou os consumidores ao redor do mundo.

Samsung e Apple disputa mercado smartphones
Samsung x Apple: Quem é a melhor? (Imagem: Reprodução)

Duelo de gigantes

No último trimestre de 2023, a Apple registrou a impressionante venda de 80,5 milhões de iPhones, acumulando um total de 234,6 milhões de unidades ao longo do ano. Já a Samsung fechou o ano com 53 milhões de unidades vendidas, totalizando 226,6 milhões.

Esse cenário marca uma virada significativa, sendo a primeira vez, desde 2010, que outra marca assume a liderança anualmente.

Posicionamento global e concorrentes

Completando o pódio global, a Xiaomi garantiu a terceira posição, alcançando a marca de 145,9 milhões de smartphones vendidos. A OPPO ficou em quarto lugar, com 103,1 milhões, seguida pela Transsion, que conquistou o quinto lugar com 94,9 milhões de unidades.

A IDC destaca que, mesmo em um mercado global em retração, a Apple se destaca, especialmente no segmento de smartphones premium, representando 20% do total de vendas.

Perspectivas para 2024

Segundo a diretora de pesquisas da IDC, Nabila Popal, embora os mercados emergentes tenham visto um crescimento considerável de players Android de baixo custo, como Transsion e Xiaomi, a Apple ainda se destaca como o maior vencedor.

Entretanto, para 2024, a IDC projeta desafios para as gigantes se manterem nesse patamar, com o retorno da Huawei entrando na briga pelas vendas, principalmente na China, seu segundo maior mercado.

A diversificação dos consumidores entre diversas marcas chinesas, como OnePlus, Honor e realme, também pode complicar a situação das líderes ao longo do ano.

A competição promete ser muito acirrada para 2024!

SAIBA MAIS:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: