Apple negocia com Google para integrar o Gemini nos iPhones

 William Schendes
William Schendes

Um relatório publicado neste fim de semana por Mark Gurman — jornalista da Bloomberg conhecido por adiantar informações da Apple — indica que a gigante de Cupertino está em negociações com o Google para integrar a IA generativa Gemini no sistema operacional dos iPhones.

Citando pessoas familiarizadas com o assunto, a publicação diz que Apple já considerou utilizar o ChatGPT da OpenAI, no entanto, está em “negociações ativas” para que o modelo de inteligência artificial do Google potencialize novos recursos de software que serão lançados nos iPhones ainda este ano.

Gemini Google IA nos iPhones
(Imagem: Montagem/ TechShake)

Espera-se que essas novidades sejam lançadas com o iOS 18 e incluiriam recursos de IA baseados em nuvem, como geração de textos e imagens.

Segundo as fontes consultadas por Gurman, as conversas com a OpenAI não avançaram, pois “as duas partes ainda não decidiram os termos ou a marca de um acordo de IA nem finalizaram como ele seria implementado”.

Caso o acordo entre Google e Apple se confirmar, as empresas fortalecerão sua parceria que já dura anos para manter o buscador mais utilizado do mundo como padrão nos iPhones. Como observa o The Verge, o Google paga cerca de US$ 18 bilhões anualmente para que seu mecanismo de busca seja utilizado como padrão nos dispositivos da fabricante.

Um acordo entre as big techs poderia expandir os serviços de IA do Google para mais de 2 bilhões de dispositivos da Apple ativos.

Como destaca o 9to5Google, não seria a primeira vez que o Google consegue uma parceria para lançar suas ferramentas de IA em dispositivos móveis. Em fevereiro desse ano, a gigante das buscas anunciou a colaboração com a Samsung para implementar uma série de recursos de IA generativa alimentados pelo Gemini no Galaxy AI, lançado junto da série Galaxy S24.

Além disso, a parceria entre as empresas representaria um avanço para a Apple, que é considerada atrasada no segmento das IAs generativas. Atualmente, sabe-se que a empresa está trabalhando num chatbot chamado de Apple GPT, de codinome “Ajax” que seria treinado com mais de 200 bilhões de parâmetros. Porém, ainda se sabe pouco sobre essa IA.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: