App de relacionamento Bumble lança IA para combater perfis falsos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O popular aplicativo de relacionamento Bumble anunciou o lançamento de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida especificamente para combater perfis falsos, seja para fazer catfishing (se passar por outra pessoa) ou para aplicar golpes.

O novo recurso se chama Deception Detector (“Detector de engano”, em tradução livre) e é capaz de bloquear potenciais fraudes de forma automática.

Deception Detector teve 95% de sucesso em uma fase de testes

Bumble
Imagem: Divulgação / Bumble

De acordo com informações do Bumble, o Deception Detector utiliza um modelo de machine learning para avaliar os perfis na plataforma. A partir desta análise, a ferramenta é capaz de relatar e bloquear possíveis perfis falso, contando ainda com uma equipe de suporte que monitora o serviço.

Em sua fase de testes, Deception Detector conseguiu identificar e bloquear 95% das contas falsas ou de spam automaticamente. A notícia deve ser muito em recebida pela grande base de usuários do aplicativo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa PSafe em 2022, 25% dos brasileiros já tiveram contato com perfis falsos em aplicativos de relacionamento ou redes sociais. Já segundo a Comissão Federal de Comércio (FTC), no ano passado os golpes de romance custaram US$ 1,3 bilhão às vítimas.

“O Bumble Inc. foi fundado com o objetivo de construir relacionamentos equitativos e capacitar as mulheres a dar o primeiro passo, e o Deception Detector é a nossa mais recente inovação como parte de nosso compromisso contínuo com a nossa comunidade para ajudar a garantir que as conexões feitas em nossos aplicativos sejam genuínas”, afirmou a CEO da Bumble, Lidiane Jones, em um comunicado.

Os golpistas geralmente utilizam imagens de famosos, de banco de imagens ou de pessoas que encontram nas redes. A chegada das plataformas com IA generativas de imagens ainda permite a criação e o uso de imagens originais, o que pode tornar mais difícil perceber (pelo menos, apenas pela imagem) se se trata de um golpe.

“Com foco dedicado às experiências de mulheres online, reconhecemos que a confiança é mais importante do que nunca na era da IA. Estamos pensando em como melhorar os novos modelos para reduzir a ansiedade de fazer conexões e dar suporte à nossa comunidade, com a IA presente na maior área de foco”, explicou a CEO do Bumble Inc. Lidiane Jones.

Dicas de segurança em apps de relacionamento e redes sociais

Além de mecanismos de verificação por selfie, apps como Tinder e Bumble tentam criar novas formas de garantir a segurança de seus usuários e aconselham a não repassar dinheiro a pessoas que você não conhece.

Outra dica é buscar sempre outras formas de garantir a identidade do "match", como adicionar a pelo menos uma outra rede social antes de marcar um encontro ao vivo. Fazer uma chamada de vídeo também pode ser uma boa ideia, para garantir que você realmente está falando com a pessoa que vê nas fotos.

Fique atento ou atenta a qualquer resistência quanto a mostrar uma rede social ou a dar mais informações. Tente encontrar um amigo em comum com a pessoa, se possível.

Há ainda quem pesquise o nome da pessoa no Google para encontrar mais informações (não para "stalkear", ok, apenas a título de segurança inicial).

Para mulheres, as usuárias ainda trocam dicas entre si, como enviar a localização em tempo real para um amigo, antes de ir a um primeiro encontro.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: