Android 15: Google pode trazer recurso de mensagens via satélite

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A próxima versão do sistema Android pode vir com uma boa novidade: A capacidade de enviar mensagens via satélite nos dispositivos. Rumores sugerem que essa funcionalidade pode ser introduzida no próximo sistema operacional móvel do Google, o Android 15.

Esse recurso é semelhante ao Emergency SOS via satélite da Apple, que estreou com o iPhone 14 em 2023, permitindo o envio de curtas mensagens de texto via satélite para contatos ou serviços de emergência quando estiver fora da cobertura de celular e Wi-Fi.

Android 15 msgs satélite
Mensagens por satélite no Android 15 (Imagem: Divulgação)

A descoberta foi feita por Mishal Rehman, da Android Authority, que identificou a nova página chamada "Mensagens por Satélite" na versão beta do Android 14. Este recurso, que pode ser um lançamento do Android 15, promete revolucionar a comunicação em áreas sem cobertura de celular.

De acordo com a página, os usuários poderão "enviar e receber mensagens de texto por satélite como parte de uma conta qualificada". Ao clicar em um botão (quando disponível), os dispositivos Android se conectarão automaticamente a um satélite em situações sem conectividade celular.

É importante manter uma visão clara do céu para obter a "melhor conexão", pois o clima e certas estruturas podem afetar a qualidade da ligação via satélite. A página reforça que, ao se conectar a um satélite, os usuários poderão enviar mensagens de texto para qualquer pessoa, e não apenas para serviços de emergência.

Contudo, o texto adverte que o recurso estará disponível apenas em "algumas áreas" e será necessário adicionar mensagens via satélite ao plano de celular. Possíveis atrasos na entrega de mensagens devido a condições climáticas e obstruções físicas também são mencionados. Importante notar que chamadas por voz via satélite (ainda) não serão suportadas.

Embora a página beta não mencione provedores específicos, os botões para "adicionar mensagens via satélite" levam a uma página de cobertura de satélite da T-Mobile. Isso sugere uma possível parceria com a empresa para oferecer esse recurso no Android 15 para usuários nos EUA, especialmente considerando a colaboração anterior entre T-Mobile e SpaceX para conectividade satélite-telefone.

Embora não haja anúncio oficial do Google sobre esse recurso de conectividade via satélite, as especulações e a presença de indícios sugerem que a empresa está trabalhando silenciosamente para oferecer uma nova dimensão à comunicação móvel.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: