Android 15 conseguirá monitorar a saúde de armazenamento dos celulares

 William Schendes
William Schendes

O Android 15 trará um novo recurso que permitirá monitorar a saúde do armazenamento dos smartphones. A novidade foi notada pelo analista Mishaal Rahman do Android Authority.

Analisando o código-fonte da versão bbeta QPR2 do Android 15, o informante notou um novo recurso que mostrará informações sobre a saúde do componente de armazenamento do aparelho.

Essas informações serão exibidas em um novo aplicativo chamado de “Device Diagnostics” (“Diagnósticos do Dispositivo”), que informará sobre a vida útil restante do armazenamento interno.

Esse recurso será útil, pois, muitas vezes, os aparelhos acabam perdendo o parte do espaço de seu armazenamento por causa de atualizações do sistema operacional e aplicativos nativos. Com o tempo a capacidade de armazenamento vai diminuindo.

Android 15 irá monitor a saúde do armazenamento de celulares - TechShake
Imagem criada pelo TechShake com a IA do Copilot.

Conforme relatou o TechRadar, que testou o Device Diagnostics, além da capacidade de monitorar o armazenamento, a ferramenta também apresentará mais informações sobre a bateria do aparelho e verificar a integridade dos componentes. O dispositivo utilizado foi um Google Pixel 7 Pro com a versão beta do Android 15.

A publicação também menciona que é possível realizar testes na tela do dispositivo e há uma funcionalidade de tela sensível ao toque para verificar se o display está funcionando corretamente.

Android 15 terá camada de proteção adicional contra apps suspeitos

Outra novidade notada recentemente por Mishaal Rahman navegando pelos códigos do Android, é uma camada adicional de proteção contra aplicativos maliciosos. Isso porque o sistema operacional colocará aplicativos suspeitos em modo quarentena.

A nova funcionalidade de quarentena foi identificada no programa de desenvolvedores Android 14 Developer Preview, o que indica que ele poderá ser adicionado na próxima grande atualização do sistema operacional. Saiba como funcionará essa função na matéria completa.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: