A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (23) o filme nacional escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025.
O longa-metragem escolhido foi Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conhecido por seu trabalho em Central do Brasil.
A produção concorria com outros cinco filmes brasileiros que disputavam a indicação pela Academia, incluindo: Cidade Campo, Levante, Motel Destino, Saudade Fez Morada Aqui Dentro e Sem Coração.
Ainda Estou Aqui conta a história autobiográfica baseada no livro do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva, que narra a vida de sua mãe, Eunice Paiva, que se torna uma ativista após seu marido ser capturado durante a ditadura militar no Brasil.
“Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso.”
- Barbara Paz, presidente da Comissão de Seleção, grupo responsável por selecionar o filme brasileiro indicado a concorrer ao Oscar.
Eunice é interpretada pelas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes fases da vida. Esta última já trabalhou com Walter Salles como protagonista de Central do Brasil, filme indicado ao Oscar de 1999 nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e entretenimento, siga e acompanhe o TechShake no X, Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM!