O YouTube anunciou uma nova estratégia de publicidade chamada Peak Points, que utilizará a inteligência artificial Gemini, desenvolvida pelo Google, para identificar os momentos de maior engajamento emocional nos vídeos e inserir anúncios logo após esses picos de atenção.

Durante a apresentação Brandcast em Nova York, o YouTube demonstrou como a ferramenta funciona, exibindo um exemplo em que um anúncio é inserido imediatamente após um pedido de casamento em um vídeo. A ideia é capturar a atenção do espectador no auge de seu envolvimento emocional com o conteúdo.
A empresa afirma que os anúncios não interromperão os momentos cruciais dos vídeos, mas serão exibidos logo em seguida, a fim de "minimizar a frustração dos usuários". No entanto, críticos argumentam que essa abordagem pode prejudicar a experiência do espectador, especialmente em vídeos com forte carga emocional.
Ainda não está claro se esses anúncios serão puláveis ou não, o que levanta preocupações adicionais sobre a intrusividade da nova abordagem. O YouTube não forneceu detalhes sobre essa questão até o momento.

Para os anunciantes, a iniciativa é mais uma oportunidade de posicionar suas marcas em momentos de alta atenção do público, potencialmente aumentando a eficácia das campanhas publicitárias. O YouTube acredita que essa abordagem pode beneficiar tanto os anunciantes quanto os criadores de conteúdo, ao gerar maior engajamento e receita.
A introdução dos Peak Points ocorre em um momento em que o YouTube busca novas formas de monetização e enfrenta duras críticas sobre a crescente quantidade de anúncios na plataforma. A empresa também promove o YouTube Premium como uma alternativa para os usuários que desejam uma experiência sem anúncios - mas com um custo adicional.
O impacto será observado nos próximos meses, à medida que os Peak Points forem implementados na plataforma.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!