Adeus celulares antigos: Google Chrome e Agenda anunciam fim do suporte no Android

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Google está prestes a dar um adeus a dispositivos Android mais antigos, com o Google Chrome e o Google Agenda abandonando o suporte para versões mais antigas do sistema operacional.

Enquanto o Android 14 assume a liderança, muitos dispositivos ainda operam com versões consideravelmente desatualizadas, sendo o Android 11 a versão mais instalada no momento.

O navegador padrão, Google Chrome, não será mais compatível com dispositivos rodando Android Nougat (ou Android 7), conforme confirmado pela própria plataforma. A partir do lançamento do Chrome 120 (no início de 2024), o requisito mínimo do sistema operacional será elevado para o Android 8.0.

Mensagem solicitando atualização do dispositivo (Imagem: Google)

Os usuários com Android Nougat receberão uma mensagem no Chrome 119 orientando-os a atualizar seus sistemas operacionais, enquanto o Chrome 120 simplesmente não estará disponível para esses dispositivos.

Da mesma forma, o Google Agenda seguirá o mesmo caminho. A versão mais recente do aplicativo já exibe uma mensagem para usuários com versões mais antigas do Android, indicando que a versão mínima suportada agora é o Android 8.0.

A mensagem sugere que os usuários atualizem seus sistemas operacionais para continuar usando o Google Agenda.

Embora essa mudança impacte uma pequena porcentagem de usuários, com o Android 7.1 representando apenas 3% dos dispositivos ativos em junho de 2023, é um lembrete de que, eventualmente, a obsolescência tecnológica alcança a todos.

Para muitos, isso pode significar a necessidade de adquirir novos dispositivos para garantir a segurança e a compatibilidade contínua com os aplicativos essenciais do Google.

SAIBA MAIS!

  • Google liberou hoje a primeira atualização do AI Core no Pixel 8 Pro
  • Changan e Huawei revelam plano para dominar setor de carros elétricos
  • Falha do Google Drive apaga arquivos de usuários (e Google não sabe causa)
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: