A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou nesta terça-feira (11), a norma ABNT NBR 17225, destinada a promover a acessibilidade em conteúdos e aplicações web no país. O evento ocorreu na sede do Google em São Paulo e reuniu especialistas e representantes de diversas instituições.
A ABNT NBR 17225 estabelece critérios técnicos para garantir que sites e aplicações digitais sejam acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência, limitações temporárias ou situacionais. O documento está alinhado ao artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que exige acessibilidade digital em plataformas de empresas e órgãos públicos.

O desenvolvimento da norma foi um processo colaborativo que envolveu 178 especialistas ao longo de quase dois anos, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Antes de sua publicação, o documento passou por Consulta Nacional, permitindo a participação da sociedade e da comunidade técnica.
A norma apresenta 146 diretrizes organizadas em requisitos técnicos e recomendações para áreas como interação por teclado, uso de imagens, formulários e cores. Além de orientar desenvolvedores, abrange boas práticas em design, gerenciamento de projetos e produção de conteúdo, ampliando seu impacto para diferentes áreas da criação digital.

Um dos destaques da ABNT NBR 17225 é a lista de itens críticos para acessibilidade, como o uso de captchas e reconhecimento facial, garantindo que essas tecnologias sejam implementadas sem comprometer a experiência de usuários com deficiência. Para facilitar a adoção, a norma inclui um checklist que permite aferir o nível de acessibilidade de um site, auxiliando empresas e organizações a assegurarem conformidade com os padrões estabelecidos.
O conteúdo completo da ABNT NBR 17225 pode ser consultado gratuitamente no site oficial da ABNT.
A implementação dessa norma representa um avanço significativo na promoção de um ambiente digital mais inclusivo no Brasil, atendendo às necessidades de milhões de cidadãos e fortalecendo a cidadania digital.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!