Aplicativos de negociação falsos foram identificados na Google Play Store e na App Store, atraindo vítimas para o golpe conhecido como “abate do porco”.
A campanha criminosa envolvendo esses aplicativos foi descoberta pela Group-IB. Conforme reportou o Bleeping Computer, três aplicativos foram identificados como parte do esquema:
- SBI-INT (iOS);
- Finans Insights (Android);
- Finans Trader6 (Android).
O que é o golpe "abate do porco"?
Esse tipo de fraude ocorre quando agentes mal-intencionados atraem vítimas para esquemas de investimentos fraudulentos — geralmente envolvendo criptomoedas. Nesse esquema, os golpistas convencem as vítimas a depositar quantias em uma plataforma falsa e mostram os lucros fictícios, mas impedem os usuários de sacar os valores investidos.
O nome “abate do porco” (“pig butchering”, em inglês), se refere à prática de engordar o animal antes do abate, o que simboliza a maneira como os cibercriminosos manipulam a vítima para ganhar sua confiança e realizar os investimentos financeiros.
Como operava o esquema envolvendo os aplicativos
Esses aplicativos estavam infectados com a família de malware "UniShadowTrade", descoberta em maio deste ano. Esse software malicioso é capaz de imitar diversas criptomoedas e plataformas de negociação legítimas.
Os criminosos utilizavam aplicativos de namoro e redes sociais para encontrar e manipular as vítimas a se cadastrarem nas plataformas fraudulentas. Após baixar os apps, era solicitado um código exclusivo, fornecido pelo golpista nas conversas, seguido do preenchimento de dados pessoais, informações de identificação e detalhes de trabalho.
Usuários afetados pela campanha fradulenta
Os três aplicativos já foram removidos da Google Play Store e da App Store. Embora não haja números exatos de quantas vezes foram instalados, o Bleeping Computer relatou que Finans Insights e Finans Trader6 foram baixados cerca de 5.000 vezes — conforme o registro no contador de downloads da Google Play. Também não há registros de valores roubados na campanha.
A Group-IB detectou vítimas desse golpe em regiões como Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África.
Como se proteger de golpes como esse
Para se proteger desse tipo de fraude, é importante seguir algumas recomendações:
- Tenha cuidado ao abrir links desconhecidos.
- Evite mensagens de estranhos em redes sociais, aplicativos de namoro ou outras plataformas.
- Pesquise detalhadamente antes de investir ou aceitar uma oportunidade de emprego.
- Leia avaliações, verifique o site e a presença nas redes sociais para confirmar a legitimidade.
- Instale aplicativos apenas de fontes confiáveis.
- Mesmo em lojas oficiais, verifique o publicador, classificação e comentários.
- Nunca forneça informações pessoais ou financeiras para desconhecidos na internet.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Bleeping Computer e Group-IB.
VEJA TAMBÉM!