200 km em 5 minutos: Huawei lança carregador ultrarrápido de veículos elétricos no Brasil

 William Schendes
William Schendes

A Huawei Digital Power anunciou a chegada ao Brasil de um carregador ultrarrápido para veículos elétricos, durante o evento LATAM Mobility & Net Zero Brasil 2024, realizado em São Paulo nos dias 1 e 2 de julho.

O dispositivo, que promete carregar um carro na velocidade de um café. O lema do produto promete "um segundo por quilômetro". Utilizando sua capacidade máxima de 500A, o carregador consegue fornecer energia suficiente para percorrer 200 quilômetros em apenas cinco minutos.

Com uma unidade de potência de 720 kW, o carregador foi projetado para ser modulável e escalável. Isso significa que ele pode ser atualizado com o tempo e pode incluir de duas a doze unidades de carregamento, permitindo que múltiplos veículos sejam carregados simultaneamente.

200 km em 5 minutos: Huawei lança carregador ultrarrápido de veículos elétricos no Brasil

Seres SF5, SUV elétrico da Huawei lançado no Brasil em 2021. (Imagem: Divulgação)

Sua tecnologia "Load Balance" utilizada pelo carregador identifica a quantidade de energia necessária para cada demanda, otimizando o processo de carregamento. Além disso, o sistema de refrigeração líquida aumenta a segurança e reduz os custos operacionais e de manutenção.

Durante o evento, Bruno Zavaleta, diretor regional de Desenvolvimento de Negócio da Huawei Digital Power, detalhou os benefícios e características do carregador em uma palestra intitulada "One Second, One Kilometer". Ele destacou a eficiência e a rapidez do dispositivo, que é um marco na eletrificação de frotas de automóveis no Brasil.

Luciano Rego, também diretor de Desenvolvimento de Negócio da Huawei Digital Power, participou de um debate sobre as perspectivas para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no Brasil.

O executivo destaca que a eletrificação de frotas de automóveis é um dos quatro pilares da atuação da Huawei Digital Power no país, juntamente com a produção de energia solar verde, o armazenamento através de baterias e a garantia de energia para missões críticas.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: