1º paciente com chip Neuralink joga xadrez online com o pensamento (vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Neuralink divulgou um vídeo onde o primeiro paciente humano com um implante cerebral consegue jogar xadrez online apenas por meio de pensamentos.

Noland Arbaugh, de 29 anos, é tetraplégico, mas recuperou a capacidade de mover o cursor de um computador por meio do chip cerebral da empresa de Elon Musk.

Paciente ganhou novas capacidades com o chip

https://t.co/OMIeGGjYtG

— Neuralink (@neuralink) 20 de março de 2024

No final de janeiro, Musk já havia revelado que o implante cerebral sem fios da Neuralink tinha sido implantado em um humano pela primeira vez, e que os primeiros testes tinham sido bem sucedidos. Agora, o chefe de software da Neuralink, Bliss Chapman, compartilhou um vídeo apresentando o paciente e demonstrando o seu progresso com o implante.

Durante a transmissão ao vivo, Noland Arbaugh contou que perdeu os movimentos dos ombros para baixo após um acidente. Com o futurístico chip, entretanto, ele foi capaz de mover o cursor de computador apenas com o seu pensamento, o que permitiu retomar diferentes atividades.

Por volta de 1:22 no vídeo, o paciente demonstra o que consegue fazer graças ao chip da Neuralink.

"Eu adoro jogar xadrez. E isso é uma das coisas que [o chip] me ajudou a fazer. Algo que eu não conseguia fazer muito nos últimos anos. Agora é tudo feito com meu cérebro, vocês podem ver o cursor mexendo na tela, isso é tudo eu", explica o jovem, pouco antes de pausar o som no computador também por comandos cerebrais.

O paciente explica que, após um período de adaptação, ele consegue mover o cursor livremente no computador apenas pensando em movê-lo. No vídeo, eles chegam a brincar, comparando as novas capacidades que Arbaugh ganhou com o chip à força em Star Wars ou a algum tipo de mágica.

"É louco, realmente é, é tão legal. Eu sou tão sortudo de fazer pate de algo assim. Todos os dias parece que eu estou aprendendo novas coisas, e eu não posso descrever o quão legal é poder fazer isso", afirmou o jovem, revelando que também voltou a estudar e ler mais, e está aprendendo japonês e francês.

Como o chip da Neuralink funciona

NEWS: Elon Musk announced tonight that the first human implanted with @Neuralink’s brain chip has made a full recovery.The patient is able to control a mouse using only their thoughts. Incredible achievement!pic.twitter.com/ImrSkxT0h7

— Sawyer Merritt (@SawyerMerritt) 20 de fevereiro de 2024

Na publicação feita no dia 20 de fevereiro, o empresário e investidor da Tesla Sawyer Merritt revelou o anúncio de Musk sobre o primeiro paciente humano ter recebido o implante e compartilhou um vídeo que explica o funcionamento do chip.

"A alegria de conectar-se com seus entes queridos, pesquisar na internet ou até jogar jogos utilizando apenas o seu pensamento. Isso é possível ao colocar um pequeno e invisível implante numa parte do teu cérebro que planeia movimentos.

O dispositivo foi desenvolvido para interpretar a tua atividade neural para que possas operar um computador ou smartphone apenas com o pensamento. Nenhum fio ou movimento físico é necessário."

O chip N1 da Neuralink foi implantado diretamente no cérebro de Arbaugh por meio de pequenos fios mais finos que um cabelo humano. Segundo a Neuralink, 1024 elétrodos presentes nesses fios são capazes de captar sinais simultaneamente e estimular milhões de neurônios.

A partir disso, o chip pode transmitir esses sinais para o corpo sem que seja necessária uma ligação física para processamento e interpretação. Isso possibilita que o paciente realize o movimento.

Neuralink abriu inscrições para voluntários aos testes

chip neuralink
Imagem. Divulgação / Neuralink

No momento, a Neuralink está com inscrições abertas para voluntários que desejem participar dos testes. Este processo inicial é exclusivo para pessoas com paralisia causada por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.

No vídeo, Arbaugh acalma quem estiver pensando em se voluntariar.

"Não é perfeito, nós esbarramos com alguns problemas. Eu não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada, há muito trabalho a fazer. Mas o chip já mudou minha vida e eu acho que as pessoas que estão pensando em se inscrever para o testes em humanos ou pensando em encontrar algum jeito de participar de alguma forma e ajudar... foi dessa forma que entrei nisso, eu queria fazer parte de algo que eu acho que pode mudar o mundo. Eu acho que não tem nada do que ter medo, a cirurgia foi super simples, eu fui liberado do hospital um dia depois, eu não tive problemas de cognição", detalhou.

O paciente ainda aproveitou para agradecer a oportunidade e o investimento da empresa.

"Eu acho que é bem incrível e queria agradecer a Neuralink por fazer isso, por trabalhar arduamente todo dia para tornar isso realidade, eu acho que eles vão mudar o mundo."

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: